segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Caminho Rumo à Natureza Selvagem

Havia visto esse filme quando estreiou no cinema, mas por causa de um trabalho da universidade resolvi vê-lo novamente e fazer a crítica que segue abaixo. Espero que gostem!
“Não que eu ame menos o homem, mas amo mais a natureza”. Esse trecho que inicia o filme faz parte de um dos poemas do britânico Lord Byron, e indica o que se verá nas próximas mais de duas horas de exibição: uma torrente seqüência de paisagens exuberantes, que enchem os olhos do espectador com os pequenos e belos detalhes da natureza, ainda selvagem ao homem metropolitano.
Não menosprezando outros aspectos do filme, mas as imagens são o que mais impressiona, com planos que sabem valorizar e explorar as magníficas locações no Alasca e parte oeste dos Estados Unidos. Após uma rápida ação perturbadora dos pais do protagonista Christopher McCandless, é a imensidão branca que preenche a tela, a natureza passa de cenário à personagem ao longo do filme, e é ela que por vezes está em destaque. Em muitas outras cenas, mesmo com o foco nos personagens ou ações, um pedacinho do paraíso aparece em primeiro plano, como moldura de uma história dramática e instigante.
Alexander Supertramp (Superandarilho), conhecido na civilização como Christopher Johnson McCandless, foi um rapaz que teve tudo para ser bem sucedido na vida – tinha uma família bem abastada, era graduado –, contudo, por causa do seu idealismo, incentivado pela leitura de escritores como Jack London, Leo Tolstoi e Henry Thoreau, resolveu abandonar a “doente sociedade”, cheia de pessoas materialistas vazias que vivem uma vida de mentira, para ir em busca de um encontro consigo mesmo, livre de todas as amarras capitalistas – quebrou cartões de crédito, queimou dinheiro, destruiu documentos e doou seu dinheiro à caridade. Ele não queria nada de sobra, ele queria o suficiente. "Coisas, coisas, coisas, coisas". Não haviam mais coisas para este andarilho extremista, “um viajante esteta cujo lar é a estrada”.
Finalmente liberto, ele segue seu caminho rumo à natureza selvagem – o Alasca. Por dois anos esteve sem telefone, carro, piscina e um itinerário fixo, vivendo a custa de bicos e doações, locomovendo-se por meio de caronas ou até descendo ilegalmente as turbulentas corredeiras de um rio em um caiaque.
O companheirismo e a ajuda mútua, independente de situação financeira ou social, também é uma lição apreendida no longa. Todos têm ensinamentos, algo a transmitir, marcas a deixar em quem pelo caminho encontrar. Diferente do relacionamento com a própria família, que sem dúvidas foi uma das causas de tal rebelião contra a sociedade americana, com exceção da fiel e compreensiva irmã, Chris ficou todo o tempo sem manter contato algum, e criou laços significativos com pessoas que o ajudaram no caminho. Ele deixou seus pais para ser "filho" ou "neto" de outros, além de um rápido envolvimento amoroso.
Estava tão selvagem, que os encontros com a civilização eram contrastantes. Chegou a ser praticamente mendigo, procurar abrigo em albergues e não seguir “estúpidas regras” sociais. Tornou-se periférico. Era tão contrário à sociedade esbanjadora que não conseguia se adaptar. Certo momento, na cidade grande, se imaginou caso não tivesse optado pelo vida que estava levando, e não conseguiu se suportar.
Depois de cem dias totalmente selvagens no Alasca, ele havia sobrevivido. Porém não da forma como gostaria. Chris se encontrava no limite entre a fé e o desespero. Uma série de falhas o havia levado ao pior estado imaginável por ele até então: sozinho à beira da morte.
Para começar, depois de ter encontrado o “ônibus mágico” e ter se estabelecido em uma rotina, caçando para sobreviver e criando sua própria “civilização”, ele havia ignorado que a natureza está em constante mudança e que as estações trazem consigo novas adaptações. Quando enfim decide voltar à sua vida urbana, o lânguido riacho pelo qual havia cruzado no inverno, na primavera estava intransponível, tornara-se um caudaloso rio. E para completar, na insensatez do surto pela falta de alimento, por engano, acabou comendo uma frutinha venenosa que causa inanição. A morte batia à porta do ônibus-abrigo.
Quem leu o livro biográfico de 1996, Into The Wild (nome original do filme), escrito por Jon Krakauer (autor de outros livros selvagens, como No Ar Rarefeito), sabe que fim dramático McCandless teve, e o filme soube mostrá-lo com sensibilidade e força. “Eu fui literalmente aprisionado pela natureza”, segundo suas palavras. Depois de tanto fugir das pessoas em busca da solidão, arrepende-se, e lamenta o fato de não ter tido com quem dividir aqueles momentos.
O filme, narrado pela personagem que representa a irmã, Carine, é bem editado, não é à toa que concorreu ao Oscar de Melhor Edição (Jay Cassidy). Com momentos “diário de McCandless”, interessantes por sinal, o filme não agrada muito pela capitulação das fases pelas quais o protagonista passa, desde seu "nascimento" até se tornar sábio.
A narrativa, diferente da maioria dos filmes hollywoodianos, é mais lenta, o que pode aparentar monotonia aos dispersos, quando na verdade caminha pela sutileza. Contudo, o fato de não explorar as grandes ações é errôneo, já que desperdiça uma grande cena, como a da inundação de uma área onde Chris iria pernoitar, o que causa a perda do seu carro.
O maior pecado, no entanto, é o descambo para a nudez, totalmente desnecessária para o roteiro, como a maioria dos filmes que não podem perder a oportunidade de mostrar uns seios ou até mesmo a genitália masculina, como nesse caso também, para chamar mais a atenção do público. Se servir de contrapartida, essas cenas foram rápidas e não de todo vulgares.
A trilha sonora de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam em seu primeiro trabalho solo, é excelente e tem uma ligação umbilical com o filme. No Globo de Ouro, inclusive, o filme concorreu à Melhor Trilha Sonora e ganhou como Melhor Canção por "Guaranteed".
As referências são muito significativas e quem vê o filme sai com vontade de ler todos os autores citados. As interpretações atingem a essência. Hal Holbrook, um simpático senhor que aparece no caminho de Chris, concorreu como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar.
Sean Penn, que dirigiu, produziu e fez o roteiro do filme, depois de uma espera de dez anos, conseguiu fazer um trabalho muito bom e impactante. Emile Hirsch, que teve de perder 18 quilos para encarnar o personagem, conseguiu transmitir que existem coisas mais importantes pelas quais se viver do que o dinheiro, muitas vezes entronizado como determinador do sucesso ou fracasso.
É impossível traduzir em palavras o motivo de tal irracional consciente atitude. Ninguém que o ouvisse entenderia, e o julgamento seria inevitável. Todavia, McCandless cria uma cumplicidade com o público, que não precisa ser explicada, basta ver através de seu olhar, tantas vezes valorizado de forma inteligente e subjetiva. É como se o público soubesse o que se passa naquela mente.
O protagonista é realmente alguém inquieto interiormente. Nas cenas em que aparece, a imagem é sempre movimentada, em contraste com as cenas onde a paisagem impera e o panorama estático traduz a tranqüila e astuciosa natureza.
Tudo tem seu limite. McCandless foi aconselhado que era um erro ir fundo demais, mas o instinto falou mais alto. Ele buscou humanidade na natureza selvagem. A linha que divide coragem e loucura, no caso dele, foi muito tênue, e ele se valeu de um pouco dos dois para chegar onde chegou. Às vezes, meio imprudente, ou totalmente, mas de uma bravura, grandeza e espírito magníficos. Ao menos uma vez na vida, todo ser humano devia se permitir usufruir dessa liberdade mágica, na natureza selvagem. "Aonde você vai? Já disse. A lugar nenhum!".

"E não se esqueça, se quer algo na vida, vá atrás e pegue!



Into The Wild Official Website

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