segunda-feira, 29 de março de 2010

Memórias Reveladas

No dia 29 de março de 2010, por volta das 16h (horário de Brasília), Ricky Martin postou uma citação de Martin Luther King Jr., em seu twitter (@ricky_martin): “Nossas vidas começam a morrer no dia em que calamos coisas que são verdadeiramente importantes”.*
Minutos depois ele fez um novo tweet, intitulado “Minha vida”*, com um link que era redirecionado para seu site oficial. Quem acessar a página encontrará a seguinte mensagem:

“Nos últimos meses, me dei a tarefa de escrever minhas memórias. Um projeto que sabia ser verdadeiramente importante para mim, porque, desde que escrevi a primeira frase, me dei conta que seria a ferramenta que ajudaria a libertar-me de coisas que vinha carregando há muito tempo. Coisas que pesavam muito. Escrevendo este minucioso inventário da minha vida, me acerquei das minhas verdades. E isto é de se celebrar!
Se existe um lugar que me completa, porque estremece minhas emoções, é o palco - é o meu vício. A música, o espetáculo, o aplauso, estar em frente a um público me faz sentir que sou capaz de qualquer coisa. É um tipo de adrenalina e euforia que não quero que deixe de correr pelas minhas veias jamais. Se vocês, o público e a musa me permitem, espero seguir nos palcos muitos anos mais. Porém hoje, a serenidade me leva a um lugar muito especial, de reflexão, compreensão e muita iluminação. Sinto-me livre! E quero compartilhar isto.
Muita gente me disse que não era importante fazer isto, que não valia a pena, que tudo pelo o que trabalhei e tudo o que havia conseguido se colapsaria. Que muitos neste mundo não estariam preparados para aceitar minha verdade, minha natureza. E como estes conselhos vinham de pessoas que amo com loucura, decidi seguir em frente com minha “quase verdade”. MUITO RUIM. Deixar-me seduzir pelo medo foi uma verdadeira sabotagem à minha vida. Hoje me responsabilizo por completo por todas minhas decisões, e por todas minhas ações.
E se me perguntarem no dia de hoje: “Ricky, de que você tem medo?” Eu responderia: “Do sangue que corre pelas ruas dos países em Guerra, da escravidão sexual infantil, do terrorismo, do cinismo de alguns homens no poder, do sequestro da fé”. Porém medo da minha natureza, da minha verdade? NÃO MAIS! Pelo contrário, estas me dão valor e firmeza. É justo o que necessito para mim e para os meus, ainda mais agora que sou pai de 2 criaturas que são seres de luz. Tenho que estar à sua altura. Seguir vivendo como o fiz até hoje, seria opacar indiretamente esse brilho puro com o qual meus filhos nasceram. JÁ BASTA! AS COISAS TÊM QUE MUDAR! Estou certo que isto não significa que aconteceria há 5 ou 10 anos atrás. Isto significa que aconteceria hoje. Hoje é meu dia, este é meu tempo, meu momento.
Que acontecerá de agora em diante? Quem sabe. Somente posso me focar no que estou vivendo agora. Estes anos em silêncio e reflexão me fortaleceram e me recordaram que o amor vive dentro de mim, que a aceitação a encontro em meu interior, e que a verdade só traz a calma. Hoje, para mim, o significado de felicidade toma outra dimensão.
Foi um processo muito intenso, angustiante e doloroso, mas também libertador. Juro a vocês que cada palavra que estão lendo aqui nasce de amor, purificação, fortaleza, aceitação e desprendimento. Que escrever estas linhas é a aproximação à minha paz interna, parte vital da minha evolução. Hoje ACEITO MINHA HOMOSSEXUALIDADE como um presente que me dá a vida. Sinto-me bendito de ser quem sou!

RM”*

Que o Ricky seja inspiração para muitas outras pessoas se aceitarem como são e serem verdadeiramente felizes. Que ele seja exemplo do que é passar anos tentando esconder o que se é, sem nunca alcançar a paz interior – e que muitos não precisem passar por isso para perceber a realidade. Porque, antes de tudo, o Ricky continuará a ser essa pessoa abençoada, que alegra nossas vidas com sua música, e que busca transformar, por meio de seus inúmeros trabalhos sociais, o mundo em um lugar melhor.
Parabéns, Ricky, por dar este importante passo na sua vida! Todos os seus fãs continuarão a te amar, ou melhor, passaremos a te amar mais ainda, porque agora te vemos como você realmente é! Que Deus te abençoe!

Life, it's the only thing that you get for free
Free is what we all want to be


* Tradução livre do espanhol para o português.
Fonte: @ricky_martin my life- my vida: http://bit.ly/rmlife

2 comentários:

  1. Acho que quanto mais tempo a gente deixa passar mais difícil vai ficando. Ss pessoas continuam alimentando aquelas expectativas naturais sobre você, então é provável que o choque seja maior. Ficar adiando nos faz perder a coragem de enfrentar as coisas - perder a coragem de viver as coisas...Parabéns ao Ricky!

    ResponderExcluir
  2. Como o Jádson já disse, cada vez que os anos passam, a sua vida vai formando, e assim é cada vez mais complicado se assumir. Acaba montando, construindo e dando uma linhagem ao futuro com grande medo de ser feliz, o que é muito errado. Porém, nem sempre é fácil se mostrar capaz de explicar seus sentimentos e gostos. Cada um precisa de seu tempo para entender e ter coragem. Quando sai do armário, pronto: um mundo novo, e às vezes nem sempre melhor vai começar. Mas é necessário coragem ou ser meio sem noção... Acredito que no caso do Ricky, ele adquiriu coragem e disse tudo. Parabéns à ele e por todos que conseguiram se mostrar.

    ResponderExcluir