segunda-feira, 8 de março de 2010

Chapada dos Veadeiros (sábado – 10.10)

Sábado de manhã, ainda na cama, pensei no que EU poderia fazer para conseguir essa grana – ter essa mudança de visão, trazer a responsabilidade também para mim, era o que faltava para eu ter uma luz. Levantei correndo, passei no banco e saquei um limite de crédito que tinha usado uma vez sem querer, e voltei para casa. Tive que me arrumar e preparar minha mochila em apenas 1 hora. Cheguei à rodoviária de Brasília faltando 20 minutos para o ônibus sair para São Jorge.
Já na Rodoviária do Plano as preocupações eram outras. Primeiro não tinha passagem, mas sempre dá-se um jeito, e eu iria até em pé, se fosse o caso. Apesar de o ônibus lotar, eu fui sentado durante toda a viagem, e em Brasilinha apareceu um ônibus extra. Detalhe: fico impressionado com o tanto que certas pessoas são folgadas – uma senhora parou o ônibus para comprar laranja na beira da estrada! Haja paciência!
Outra preocupação era onde estariam Elvis e Lis. Eles não chegaram a tempo do ônibus partir. O Elvis não tinha me ligado no dia seguinte, então não eu não sabia nem onde, nem quando ele chegaria. As opções eram: ou ele simplesmente não chegou a tempo; ou recebeu a oferta de ir de carro (como vi acontecer com outros dois mochileiros), dividindo a gasolina, antes de eu chegar; ou sei lá!
Além disso, o Thyago falou comigo que era bom levar comida para fazer no camping e que tinha combinado de se encontrar com o Elvis no camping “Ta”... Eu não entendi o nome do lugar, só sabia que começava com “Ta”... Fui a viagem toda esperando que em São Jorge não tivesse muitos campings começando com “Ta”...
Chegando à pequena vila, olhando a paisagem e o chão de terra à frente pela janela do ônibus, vejo ninguém menos que Elvis e Thyago dentro de um carro sendo ultrapassado pelo meu ônibus. Automaticamente abri o vidro e comecei a acenar que nem um louco. Vim descobrir que só pensaram de relance que poderia ser o Eber, mas enfim... O Elvis e a Lis resolveram pegar carona de Brasília até São Jorge, e chegaram antes de mim. Eles estavam voltando do Vale da Lua (que, como todo mundo já tinha conhecido antes da minha chegada, fiquei sem ir!).
Ao descer do ônibus, já fui abordado por uma garota do camping Taiuá... Era esse mesmo!


Confirmei se tinha algum Thyago ou Manuela por lá e fui. O lugar é muito zen, bem melhor do que as fotos do site mostram, com muitas camas e mesinhas debaixo das árvores, fogão à lenha, utensílios de cozinha, microondas, geladeira, chuveiro quente... um luxo só por muito pouco! Somente não se incomode de fumar muita maconha por tabela!
De cara vi uma galera numa mesa – vim a descobrir ser os amigos do Thyago – e encontrei a “cabeça” Manu. Saudades enormes dessa figura amada!
Assim que todos chegaram fomos às Termas, tomar banho em três piscinas naturais, com água quente jorrando da nascente, no meio do mato, tudo praticamente breu, com um céu completamente estrelado acima, e uns sapos ao redor... Conversar. Conhecer a galera. Falar de viagens e planejar o dia seguinte.
Por fim, voltamos ao vilarejo e fomos jantar em um ótimo restaurante, da tia Valdete, porém pouco freqüentado, apesar do delicioso e farto PF. Virou parada certa nos três dias de estadia.

Informações/Dicas:
Ônibus Brasília - São Jorge: R$36 (empresa Santo Antônio). Saída todos os dias, apenas às 11h.
Camping Taiuá: R$15 a diária (R$13 para grandes grupos)
Termas: R$5. O local iria ser fechado na semana seguinte porque não renovou a autorização.
Restaurante Sabor do Cerrado: R$8 o PF. No caminho para o Parque Nacional da Chapada.

2 comentários:

  1. Oiii
    Meu nome é Isabella, tô indo lá pra chapada e pra esse camping que começa com ta... amanha dia 16, adorei saber que é melhor que as fotos mostram, tava ficando intediada de tanta árvore que vi!!!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bruuuuno de Deus, tava procurando umas imagens da do camping Tauá e adivinha quem encontro? rs. VC!!!!!! kkk. Como pode... adorei! Depois me add no face: https://www.facebook.com/suzana.mp.5
    Beeeijão!

    ResponderExcluir