quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Falso Desinteresse


Daniela Mercury anunciou que se casou com outra mulher, a jornalista Malu Verçosa, por meio da rede social Instagram no dia 03 de abril. Desde então, apareceu em inúmeros sites de notícias, na capa de importantes revistas e em entrevistas para a televisão. Muitos elogios e agradecimentos, mas também críticas e acusações.
“Ela jamais teria sido capa de revista Veja se não fosse este momento, existe oportunismo”, disse Marco Feliciano. Como ele, algumas pessoas acreditam que a declaração foi mera publicidade, com o intuito de fazê-la voltar à boca do povo e de esquentar sua carreira.
As perguntas dos acusadores incluem: “Por que postou esse momento pessoal na internet? Por que deu entrevistas e fomentou o assunto? Por que não ficou quieta e feliz no seu canto?”.  Particularmente, o fato de todos falarem bastante sobre a Daniela e as acusações de manipulação não me incomodam.
O que me incomoda é as pessoas acharem que a Daniela deveria se calar e viver sua vida amorosa escondida, fora dos holofotes. O problema está no falso desinteresse na história, como se o casamento dela fosse algo banal, totalmente comum no Brasil, e, por isso, não merecesse o destaque que teve. Contudo, isso apenas prova o quanto as pessoas ainda se sentem desconfortáveis com o assunto: o casamento homoafetivo. Mas vamos tentar responder as principais indagações. 


Por que Daniela divulgou seu casamento em uma rede social?
Ela é famosa há mais de 20 anos e, como qualquer celebridade, sempre teve que lidar com o assédio do público e da imprensa. Nos últimos anos, os artistas ficaram mais próximos de seus fãs por meio das redes sociais, e todos compartilham um pouco de sua privacidade por esses canais. Fotos com filhos e namorados, notícias em primeira mão, opiniões sobre diversos assuntos. Com Daniela não tinha que ser diferente.
Claro que ela sabia o impacto que a notícia causaria (inclusive contou ter tido receios), mas queria compartilhar um momento de felicidade como aquele com os fãs. Todos os meses, artistas se casam e contam aos sete ventos. Muitos casórios inclusive acontecem diante das câmeras dos jornalistas. Não havia motivo para a Daniela precisar esconder essa união. Ela tem orgulho de sua esposa. Além disso, é como se o público não fosse descobrir com o tempo. 

Por que Daniela fez questão de aparecer na mídia?
No jornalismo, o que determina se um acontecimento é notícia ou não são os “valores-notícias”. O ineditismo, o inesperado, o indivíduo envolvido e o significado cultural - para citar alguns - são características que dão um caráter especial para uma situação. E a declaração da Daniela se encaixa em tudo isso.
Quantos casais gays você conhece? No Brasil? Conhece-os pessoalmente?
Quantos famosos brasileiros são abertamente homossexuais? Quais deles têm um relacionamento às vistas? E quantos se casaram?
As respostas dessas perguntas levam a dois pontos:
             1- A Daniela mereceu o destaque que teve por ser uma pessoa querida e de renome, por divulgar algo inédito e inesperado, e por todo o significado que essa postura aberta traz. Se fosse um famoso hétero se casando, algo tão comum, realmente não haveria essa cobertura. E, por ser procurada, é claro que a cantora teve que dar entrevistas e reafirmar sua posição sobre o tema - com todos os prós e contras.
             2- Da mesma forma que você praticamente não conhece casais gays, os próprios homossexuais também não conhecem. Crescem sem uma referência de modelo familiar e sem ter em quem se espelhar e inspirar. A atitude da Daniela em assumir sua união pode não ter importância para a grande maioria, mas tem na vida de muitos gays. Ela mostrou que é possível se casar, ser feliz com alguém do mesmo sexo e sentir orgulho desse tipo de relacionamento – assim como qualquer outro casal. O dia em que todos os gays famosos demonstrarem seu verdadeiro afeto em público, neste dia, a notícia de mais um casamento homoafetivo não terá tanta importância.
 

Se, apesar de tudo, o assunto continua a azedar sua boca e a importunar sua mente, há uma única causa: seu preconceito!
Muitas pessoas não querem saber de casais gays na mídia, na capa da revista que chega a sua casa ou está nas bancas, no horário nobre da televisão, nas ruas, na sociedade, numa roda de conversa. Olhos que não veem... Se o casamento da Daniela te incomoda, provavelmente, você é do tipo que diz: “Pode ser gay, mas não precisa andar de mão dada na rua! Precisa demonstrar?”. No caso, pelo menos tenha a decência de assumir seus preconceitos e, de preferência, tente mudar sua mente e evoluir como pessoa. Menos pessoas como você no mundo e mais Danielas.
 

Já havia falado um pouco sobre esse assunto no texto “Relacionamentos Gays”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário