terça-feira, 26 de março de 2013

O Panteão das Divas da Música [0/14]

Na mitologia grega, aka indústria musical, existem vários deuses. O Monte Olimpo/Mundo Pop é a habitação das principais divindades. No caso, as divas da música pop. Contudo, a vida delas não se resume apenas às festas regadas de ambrósia e néctar [interprete como quiser]. O palácio de cristal muitas vezes tem as estruturas abaladas por causa de suas personalidades fortes.
 
Todas fazem parte da terceira geração, filhas dos Titãs – Michael Jackson, Prince, Cher, Aretha Franklin, David Bowie e Elvis Presley, para citar alguns. Claro que antes houve ainda a primeira geração (os filhos dos seres primordiais), mas não estamos aqui para falar de história.
 
Algumas deusas já têm descendência. Essa prole e os deuses menores batalham para firmar moradia no Olimpo. Como não há tronos para todos no palácio, ou eles se contentam em participar de algumas festas badaladas (Grammy, Billboard, MTV Awards e afins), ou partem para a disputa.
 
Flops (baixas vendas) e escândalos pessoais são suficientes para rebaixar uma divindade e abrir espaço para outra que está em ascenção. A composição do grupo de Deuses Olímpicos, por sinal, é bastante controversa. Ela varia também de acordo com o tempo (de trabalho) e a quantidade de cultos/popularidade (aqui incluso o gosto pessoal dos fieis).
 
Por não haver consenso, a lista de deusas – a ser apresentada ao longo das próximas semanas – não inclui 12, mas 14 nomes. Com carreiras que duram entre 5 e 30 anos, algumas têm cultos mais fortes em determinadas regiões do planeta; outras visitaram altas montanhas e vales profundos, todavia seguem em frente; e uma delas recebe homenagem póstuma.
 
Cada uma com suas qualidades, defeitos, rituais e legião de seguidores. Cada uma criando seu próprio legado, seu próprio mito - este que, de acordo com Fernando Pessoa, “é o nada que é tudo”.
 
Merlito Pabatao, o designer que criou esta capa fake, está no caminho.
Quais dessas estarão no Panteão? Quais outras serão incluídas?
Descubra a primeira nos próximos dias!

Um comentário: